Palestina, histórias de um país ocupado

“Palestina, histórias de um país ocupado” é a nossa primeira série documental. Em seis capítulos, contámos a história de uma ocupação através das vozes de quem lhe resiste.

Durante dez dias, em setembro de 2017, estivemos entre Ramallah, Belém, Hebron e Jerusalém para perceber como vive a Palestina ocupada.

Esta série demorou mais de dois anos a fazer

Se queres que continuemos a fazer investigações como esta, faz uma contribuição mensal.

Contribuir

Episódios:

Subscreve o Fumaça na tua app de podcasts favorita.

1.

Ramallah, a cidade artificial

De Ramallah vê-se Telavive, é perto. Não fosse o muro, os postos de controlo, o exército, o trânsito caótico, que separam as capitais da Palestina e de Israel. Uma viagem de 4 horas, com tempo para perceber como há décadas um povo coloniza outro.

2.

Belém, do milagre da vida à banalidade da morte

Neste episódio vamos até Belém conhecer a história de Anas. Como é viver no Aida Camp, um campo de refugiados palestinianos onde todos os dias o exército israelita faz rusgas, atira bombas de gás lacrimogéneo, granadas de atordoamento, canhões de água de esgoto e dispara armas de fogo?

3.

Hebron, o labirinto do apartheid

Em Hebron, há ruas só para colonos, bairros só para colonos, onde os palestinianos não podem passar.

4.

Ramallah, onde está o meu irmão?

Todos os anos, mais de 500 menores palestinianos, a partir dos 12 anos, são presos pelo estado Israelita: julgados por tribunais militares, detidos e interrogados contra as regras da Convenção da ONU sobre os Direitos da Criança. Neste episódio, percebemos como isto acontece.

5.

Jerusalém, minha, tua, de quem a ocupar

No episódio de hoje, vamos perceber a história de Jerusalém e porque parece ser o epicentro de tudo o que acontece. Vamos ainda recordar os Acordos de Oslo, a forma como eles condicionam a ocupação efetiva e ouvir o que pensa alguém que cresceu num colonato.

6.

Palestina, a maioria silenciada

No episódio de hoje, falamos sobre a resistência palestiniana: das Intifadas, à luta armada. Da Fatah, ao Hamas. Do BDS, à solução de um ou dois Estados.

Fica a par das próximas séries Fumaça

Subscreve a newsletter

Escrutinamos sistemas de opressão e desigualdades e temos muito que partilhar contigo.