Manifestação “Marcha Global da Marijuana”

A legalização da cannábis é um assunto que começa a aparecer na ordem do dia em vários países. Algo que há uns anos atrás era impensável nos Estados Unidos, concretizou-se já em alguns dos seus estados, sendo o caso mais falado e debatido, o do estado do Colorado. Outros países, como o Uruguai ou o Canadá, estudam agora modelos de legalização da marijuana.

Este assunto trouxe também para a rua mais de uma centena de pessoas no Sábado passado, dia 6 de Maio, que fizeram o percurso entre o Rato e o Miradouro de S.Pedro de Alcântara, entoando palavras de ordem contra “a Finança” e o actual governo, e pedindo Marijuana legal “como a Imperial”.

Estivemos na rua, para perceber o que achavam os manifestantes das eventuais implicações económicas, legais, e de saúde de um acesso regulado à cannabis. Tentámos perceber também como estão a funcionar modelos de regulação noutros países, e se é apenas a cannábis que deve estar neste debate, e não outras drogas.

Falámos com a Joana Sanches, enfermeira do In-Mouraria, com o João e o Fábio, da Cannativa, uma associação de estudos sobre a Cannábis, com o Luís Branco, do podcast Quatro e Vinte, e com outros manifestantes entre os quais a Maria e o Fernando.

Créditos da foto: Ephemera

Reportagem
  1. Tomás Pereira

Subscreve a newsletter

Escrutinamos sistemas de opressão e desigualdades e temos muito que partilhar contigo.